A importância da Manutenção Preventiva nos aparelhos de ar condicionados

Conheça a Evaporadora do aparelho de ar condicionado
11 de janeiro de 2017

A importância da Manutenção Preventiva nos aparelhos de ar condicionados

Você irá conhecer as vantagens e os benefícios de ter seu aparelho de ar condicionado com uma manutenção eficiente correta e em dia.

Os aparelhos de ar condicionado modelos splits não realizam a troca do ar, ou seja pegam o ar ambiente, desumidificam - o e retornam para o ambiente e este ciclo é continuo. Este processo promove a troca do ar bom, por um ar desumidificado, baixa umidade e podendo conter milhares de agentes contaminantes que se proliferam dentro do evaporador do ar condicionado, pois encontram local ideal para isso lá. Como nós não vemos a contaminação e se não formos bons observadores nem a sujeira devido a carenagem do equipamento, quando percebemos o ar condicionado que compramos para gerar conforto e bem estar, se tornou um gerador de problemas, para as pessoas com sintomas alérgicos.

Você conhece o evaporador? O evaporador é a parte interna do aparelho de ar condicionado e que é o responsável pelo processo de captação do ar ambiente, desumidificação, e novamente o enviar para o ambiente. Quem faz a captação é a serpentina ali onde fica o filtro parte frontal superior, também é nela que ocorre a desumidificação do ar (perde água)e o ar captado ao passar pelas aletas com gás refrigerante e gelado. Quando ele perde água esta água vai apara a bandeja e de lá para o dreno. O ar gelado passa pela turbina que joga de volta para o ambiente, o perigo é que estes três elementos, serpentina, bandeja e turbina quando sujos, passam a ser geradores de contaminantes e de doenças.

1Faço a limpeza do filtro de ar frequente isso é suficiente?
NÃO! Os filtros apenas ajudam na passagem da sujeira, mas é fundamental periodicamente executar o processo de lavagem e higienização do evaporador para ter segurança e gerar ar puro.
2Posso eu mesmo fazer a limpeza?

NÃO.

Todo procedimento é simples mas demanda de pessoa qualificada, equipamento adequado, produtos eficientes, desta forma estará tendo a certeza de que o equipamento não sofrerá danos de quebras e ou problemas e da eficiência do processo.

3Qual a periodicidade desta limpeza?
Residências a periodicidade recomendada é de a cada 180 dias ou 2 vezes por ano. Comércios em geral com fluxo de pessoas de 90 em 90 dias. Ambientes onde a grande concentração de pessoas continuamente deve ser orientado para promover o processo de limpeza e desinfecção do aparelho de 30 em 30 dias.
4Como escolher uma empresa?
O primeiro passo é saber se a empresa é especializada ou não no processo de manutenção preventiva, poucas são, se usam produtos registrado no ministério da saúde, pois acreditamos que precisa ser uma empresa qualificada para cuidar do aparelho.

Você já esta começando a conhecer o seu aparelho de ar condicionado e a entender que ele pode ser um vilão ou não para sua vida e saúde. Se você cuidar dele, mante-lo limpo e desinfectado ele gerará ar puro, menor consumo de energia, menor desgaste e terá maior vida útil.

MENOR CONSUMOMAIOR VIDA ÚTILAR PURO

Exija das empresas prestadoras de serviço produtos registrados na ANVISA, emissão de Certificado de Conformidade que possua informações e validade do serviço executado, afinal é seu direito.

O ambiente climatizado deve oferecer boas condições para você não deixe o aparelho de ar condicionado tornar-se um vilão, cuide dele para não ter problemas futuros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *